A praia

A Praia do Rosa é o lugar perfeito para aqueles que buscam descanso em meio a natureza e que querem fugir das praias super povoadas. Rosa, como é carinhosamente chamada, está localizada no município de Imbituba, a 90 km de Florianópolis e a apenas 20 km de Garopaba.  Em muito, ainda lembra, a antiga vila de pescadores que era antes de ser descoberta por surfistas na década de 70.  

É nos meses de Maio a Junho, período em que a pesca artesanal da tainha movimenta a comunidade nativa. No período de Agosto a Novembro a baleia Franca visita a Praia do Rosa já que elegeu este paraíso como seu berçário natural, aqui ela alimenta seus filhotes nos seus primeiros meses de vida para daí partir para viagens mais longas. 

Ao sul e oeste do Rosa está a Lagoa da Ibiraquera onde a pesca do camarão é a grande atração nas noites de lua cheia, além de ser o local perfeito para admirar as mais variadas espécies de aves. Para os adeptos de esportes radicais é uma ótima opção para quem pratica Windsurf ou Kitesurf. Mais ao sul está a Praia da Vila com suas ondas perfeitas, é considerada uma das melhores ondas do Brasil pelos surfistas. 

Ao norte do Rosa temos 5 praias. A Vermelha, uma praia particular com acesso somente por trilha, o Ouvidor, uma enseada muito simpática e tranqüila, a Barra, a Ferrugem e a Silveira. Todas de uma beleza singular.

frase-a-praia  

img-a-praia-do-rosa

 ATRAÇÕES E EVENTOS NA PRAIA DO ROSA

Considerada uma das melhores praias do país para a prática de windsurf e kitesurf,  recebe anualmente campeonatos brasileiros das duas categorias.

 Atrações

A Lagoa de Ibiraquera também é famosa pela pesca do saboroso camarão rosa e pela preservação ambiental, já que faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca. Com  seus ventos constantes e águas tranqüilas, uma variedade de espécies da fauna e flora local completam o cenário cinematográfico dos pescadores. Para chegar até suas margens, a partir da Praia do Rosa, as opções são muitas. Uma boa dica é seguir pela Estrada Geral de Ibiraquera, passar pela igrejinha de mesmo nome e seguir até a ponte. È um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.

A praia também oferece outras belezas como : Trilhas, cachoeiras, vertentes e piscinas naturais onde o turista tem a oportunidade de entrar em contato com natureza, também podem ser feitos passeios a cavalo, ciclismo, motocross e vôo aéreos.

Eventos

  • Réveillon: a festa da virada de ano na praia é uma das mais procuradas por turistas do mundo todo, chamando a atenção pela queima de fogos produzida pelas pousadas locais.
  • Carnaval: a festividade é muito animada e recebe turistas que querem se divertir em um cenário paradisíaco.

A noite

Na noite da Praia do Rosa, hà muitas opções de festas  com diferentes ritmos de música como Pico da Tribo (Reggae, Mpb, Samba Rock), Jamaica (Musicas Latinas), Beleza Pura (Reggae, Mpb, Samba Rock), ou nas próprias pousadas.

frase-a-praia2