OUTRAS PRAIAS

PRAIA DA IBIRAQUERA / SC

Localizada ao sul da Praia do Rosa, a Barra de Ibiraquera é uma extensa faixa de areia cortada por uma barra que faz a ligação da Lagoa de Ibiraquera com o mar. Paraíso dos windsurfistas e kitesurfistas pela qualidade dos ventos que por ali circulam, anualmente é palco de campeonatos nacionais e internacionais. A elite do Windsurf e do Kitesurf mundial se reúnem no mês de outubro nas areias de Ibiraquera para a mais esperada competição de vela wave latino-americana, o Ibiraquera Wave Contest.

A Lagoa da Ibiraquera possui uma beleza singular, reduto de famílias, que ali encontram o ambiente perfeito para se divertir sem se preocupar com as crianças na água.

O pôr-do-sol na lagoa é uma das coisas mais lindas. A vista da serra do mar com o sol se escondendo atrás dela, deixando o céu dourado e a lagoa pegando fogo é fantantisco. A noite o espetáculo fica por conta das lanternas dos pescadores de camarão, que mais parecem um tapete de luzes sobre a lagoa.

Pode se chegar a praia tanto pela trilha que inicia no Rosa Sul, como de carro.

 

PRAIA DO LUZ / SC

Localizada entre a Praia de Ribanceira e a Praia do Rosa, a Praia do Luz fica na Ibiraquera. É pequena no tamanho mas grandiosa pela sua exuberância e nitidez de suas águas azuis e a encosta do Morro de Ibiraquera. A enseada desta praia é a preferida pelos praticantes de esportes como surf e o wind surf.

Entrada pela Br 101 km 276, mais 5 km de chão, pela beira mar da praia de Ibiraquera até Praia do Luz. No canto norte da praia se encontram trilhas onde, nos meses de agosto, Outubro e Setembro, é possível avistar a Baleia Franca mais de perto. Por essa trilha também se dá acesso a praia do Rosa Sul. Em frente à Praia do Luz está localizada a Ilha Batuta.

 

PRAIA VERMELHA / SC

A Praia Vermelha está localizada no extremo norte de Imbituba, entre as praias do Rosa (Imbituba) e do Ouvidor (distante 17Km do centro de Garopaba).

Praia Vermelha é sem dúvida um dos passeios mais bonitos da região. O nome teve origem devido às encostas com pedras de tons avermelhados.

As ondas fortes e tubulares são as atrações da escondida Praia Vermelha, tornando-se propícia para a prática de surf. Além do surf, pode-se praticar a caça submarina, já que é normal a formação de formar poços nesta praia.

Ela é uma das Praias de Imbituba de mais difícil acesso, só é possível chegar através de trilhas em meio à vegetação, o que proporciona uma vista panorâmica de suas belezas naturais.

 

PRAIA DO SIRIÚ / SC

Com 5 Km de extensão e estando entre a Praia de Garopaba e a Ponta da Gamboa, a Praia do Siriú é um misto de águas, areias e vegetação abundante, que a natureza soube distribuir de forma equilibrada.

Você pode tomar um banho tranqüilo de água doce no Rio Siriú, tomar um banho de mar na praia, praticar sandboard em suas dunas imensas com extensão de 5km, pescar na lagoa, caminhar pela praia tranquilamente, fazer trilhas, ir até a cachoeira, admirar as baleias no costão e a natureza exuberante dos morros que circundam a região.

Há alguns anos foi incorporada ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, área de preservação ecológica. No lado norte da praia desemboca a Lagoa do Siriú, onde se reproduz diversos tipos de peixes e camarões.

Siriu

 

PRAIA DO SILVEIRA / SC

Vizinha ao sul da Praia de Garopaba (3 Km do centro) possui um costão ideal para a prática de pesca e mergulho, além de possuir inúmeras piscinas naturais. Rica em vegetação, esta praia quase nativa guarda encantos únicos, difíceis de encontrar reunido em um só local.

Rodeada de montanhas e controlada a nível ambiental por seus moradores e grande parte de seus freqüentadores, a Silveira consegue se manter livre da urbanização desenfreada, que impera nas regiões com as mesmas características naturais.

Famosa por suas ondas perfeitas, o fundo de pedra do canto sul propicia a formação de verdadeiras pistas de água em movimento, que levam ao delírio surfistas de todo o mundo. É considerada uma das melhores praias do Brasil, e a quinta do mundo, para a prática do surf pelo tamanho e formação de suas ondas, com ondulações que chegam tanto de nordeste, de leste ou do sul.

Estuário de desova da tainha, a Silveira recebe também aficcionados de pesca artesanal, que tentam a captura de peixes nobres como o robalo, badejo, garoupa, sargo, entre outros.

O seu acesso se dá através de uma estrada de terra, a partir da avenida asfaltada que dá acesso a Garopaba, próximo a loja Mormaii.

 

PRAIA DE GAROPABA / SC

Em Garopaba, lazer e história se misturam…

garopaba
A natureza presenteou Garopaba com as mais belas praias do litoral catarinense. Descoberta pelos surfistas na década de 70, suas ondas espetaculares atraem turistas de todas as partes do país, lotando suas charmosas pousadas e excelentes hotéis. Emoldurando o cenário, lagoas, montanhas, rios e costões emergem por todos os lados.

Também não faltam matas, trilhas ecológicas, cachoeiras e diversas alternativas de praticar o ecoturismo. Detalhe que em Garopaba, mesmo, dificilmente tem onda, o surf é praticado em praias próximas de região como: Silveira, Ferrugem, Ouvidor e Siriú.

Em 1525 uma expedição naval espanhola, comandada por Dom Henrico de Acuña, que se dirigia às Molucas, passando pelo estreito de Fernão de Magalhães, foi obrigada a se refugiar na Baía de Garopaba, fugindo de um temporal. Os expedicionários encontraram ali a tribo Carijó, que vivia da pesca, da caça e de produção de verduras e raízes. Somente em 1666 começaram a se instalar em Garopaba os primeiros imigrantes açorianos, que se dedicaram principalmente à caça da baleia – que durou até 1800.

Em 19 de outubro de 1906 Garopaba passa a fazer parte da comarca de Palhoça e em 1923 Garopaba perde a condição de Município, passando a integrar o município de Imbituba. Na época, o produto grandemente procurado era o óleo das baleias que eram pescadas na região. Esse óleo servia para a iluminação pública, e era misturado à argamassa, fazendo o papel de cimento, que ainda não existia. Desde 1970 Garopaba vem sendo descoberta por turistas de todas as partes do mundo que se encantam com a cidadezinha que ainda preserva traços tipicamente açorianos. O nome “Garopaba” é indígena e significa, em guarani, “barco, embarcação, canoa”.

A cidade possui o clima mesotérmico úmido, sem estação seca. Verão quente, com média anual de 18,3 ºC, mas chegando a atingir temperatura perto dos 40 ºC. O inverno é ameno, com media de 10 ºC.

O relevo do município é constituído preponderantemente de planícies. O seu ponto mais alto localiza-se no morro do Siriú com quatrocentos metros de altura. A vegetação é tropical atlântica e litorânea. Um dos pontos mais marcantes da geografia de Garopaba são, sem dúvida, suas praias, de beleza inconfundível, consideradas pela Embratur como qualidade A.

 

PRAIA DO FERRUGEM / SC

Localizada a 5 km da cidade de Garopaba, no bairro Capão, é uma das praias mais movimentadas do litoral catarinense. Considerada a capital do surf e eleita pelos jovens, recebe turistas de todo o Brasil, principalmente paulistas e gaúchos.

Com boa infra-estrutura, a praia possui diversos barzinhos alternativos, que se transformaram no verdadeiro point noturno da cidade durante a temporada.

Praia com boas ondas e águas esverdeadas, a Ferrugem tem um canal que a separa da Praia da Barra.
O nome da praia deu-se em virtude deste canal, que em certos dias seu fundo está cheio de areia, ficando suas águas amareladas, semelhante a cor da ferrugem.

Ao lado esquerdo do canal, existe um sambaqui, um morro que foi cemitério dos índios da tribo Carijós, na época da colonização do litoral.

 

IMBITUBA / SC

CAPITAL NACIONAL DA BALEIA FRANCA.

Quem procura por belas, praias, paisagens, lagoas, pequenas ilhas, piscina natural, enfim, uma combinação de elementos naturais exuberantes em meio a montanhas, procura por Imbituba. Localizada ao Sul do estado de Santa Catarina, o município possui grande importância econômica para o Estado, já que aqui se localiza o Porto de Imbituba, um dos mais importantes do Sul do país.

Os turistas que visitam Imbituba podem desfrutar de grande tranqüilidade, hospitalidade, camping, gastronomia à base de frutos do mar, bares e restaurantes, e ainda, a qualidade de suas águas, que é garantida pela Fundação de Apoio Tecnológico ao Meio Ambiente (Fatma).

Nove belas praias fazem parte dos atrativos desta cidade paradisíaca. Entre elas: Praia do Rosa, Praia do Luz, Lagoa de Ibiraquera, Praia da Ribanceira e Praia da Vila.